No nosso tempo vivemos obcecados pela nossa imagem. A publicidade invade as nossas casas e as nossas mentes, com corpos perfeitos e com as medidas essenciais para atingir a felicidade.
As pessoas passaram a viver em função disso e tudo o que seja excesso é terrível. A bulimia consiste no facto de se forçar o vómito após ter ingerido os alimentos. Uma consciência pesada, como se tivesse cometido um grave erro, apodera-se da pessoa e isto acaba por ser um ciclo vicioso. Em consequência disto, a magreza e fraqueza salta à vista. Que sociedade é esta que conduz a erros como estes? Em que tipo de pessoas nos estamos a tornar? Onde está o meio-termo como medida certa?
A tradicional feira tem reunido, mês após mês a população de Peniche e forasteiros.
É um acontecimento em que proporciona o ponto de encontro entre as pessoas. Antigamente acontecia no Campo da República e traduzia-se, a meu ver, num maior tradicionalismo. Hoje este mercado voltou a mudar de localização e já não acontece junto aos portões de Peniche de Cima. As pessoas continuam fiéis a este tradicional mercado que vai marcando décadas e gerações nesta belíssima cidade.