EM 2023 O BLOGUE VAI CONTINUAR A MARCAR A SUA LEITURA ENTRE TANTAS OUTRAS COISAS.
UM BLOGUE TEMÁTICO E CULTURAL
SEGURANÇA DE TEXTOS E DE TODOS OS TRABALHOS

sábado, 26 de janeiro de 2013

CAMINHO VERDADE E VIDA


5

Quantas vezes me questiono te questiono, senhor? Que queres que eu faça? É a pergunta. Quantas vezes, julgo ser pura perda de tempo, interrogar-me tanto, quando eu sei que o que me pedes é que eu abra o coração e me deixe invadir pela tua palavra para que, deste modo, sejas tu que habitas em mim que não eu próprio.
Dá-me senhor, esta capacidade de abrir o coração à tua palavra em cada segundo da minha vida.

Paulo Gonçalves

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (4ª SÉRIE)


29
As novas tecnologias permitem-nos gerir o tempo de uma forma completamente diferente. Hoje, em casa, e através da internet é possível realizar múltiplas tarefas que antigamente só seriam possíveis com morosas deslocações. Um depósito bancário ou uma transferência podem ser feitos em casa com o banco e tendo acesso às nossas contas e extractos disponibilizados pelo nosso gestor de conta (antigamente em papel). Também as compras podem ser feitas pela internet assim como os “downloads” de filmes, músicas, documentos, livros, etc., poupando o tempo que se perdia para ir a uma livraria, clube de vídeo ou diversas lojas. É possível, por exemplo visitar um museu, muito embora eu ache que é bem melhor ir ao museu e estar em contacto directo com as obras expostas. Visualizar uma obra directamente é muito mais emocionante do que através de um monitor. O nosso mundo converteu-se numa aldeia global, a comunicação torna-se cada vez mais fácil, chega a todo o lado e a qualquer hora, isso acontece devido às inovações tecnológicas e resultam do desenvolvimento humano provocando transformações sociais e gerando novos hábitos e mudanças a nível cultural.
A comunicação permite uma aproximação social e relativiza as distâncias, o Messenger é um dos exemplos disso, cresce em nós o sentimento de proximidade independentemente do local onde estejamos.
Paulo Gonçalves

sábado, 12 de janeiro de 2013

LEMBRANÇAS (2ª SÉRIE)


Sempre senti Jesus e Maria nos caminhos da minha vida. Jamais poderei dissociar os seus ensinamentos e o amor, neles contidos.
Lembro-me de ir constantemente, à Missa dominical, na Igreja de Nª SRª da Ajuda. Os meus pais nunca me acompanhavam, no entanto, eu tinha necessidade de ir e de ouvir tudo o que ali se transmitia. Recordo as grandiosas homílias do Monsenhor Bastos que chegaram a ser aplaudidas, por todos, de pé.
Recordo que saía da igreja completamente cheio de ideias e aprendizagens que fui, aos poucos, transportando para a minha vida. Hoje sinto alegria pela minha vivência em Cristo, saudades desses tempos, sinal de que fui feliz e sinto que quero ser, cada vez mais, igreja. Nunca esqueço o monsenhor Bastos e tudo o que me transmitiu. Talvez ele não tenha tido a noção do quanto deu a esta terra e a este povo. Uma coisa é certa, Cristo passou dele para nós. Se eu não tivesse sido tocado pelas suas palavras, jamais continuaria a ir à Missa com a pouca idade que tinha, (8,9,10 Anos) com a agravante de ir sozinho e sem o incentivo dos meus pais. Talvez hoje, não fosse como sou. Sinto saudades daquelas homílias e por isso mesmo tenho que dar graças a Deus, que colocou este santo homem na minha paróquia e que marcou muito a minha infância e vida.

Paulo Gonçalves

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O 1º ELEMENTO (4ª SÉRIE)


41
Ano da Fé

A palavra aceitar não nos agrada muito, perdão não nos agrada mesmo nada. Temos sempre algo a dizer; A minha razão é sempre diferente da tua, a tua opinião não é a mesma que a minha etc...etc. Talvez seja por este motivo que não entendemos Deus, é que para que ele aconteça na nossa vida temos que o aceitar e a sua vontade terá que ser respeitada, o problema reside aí. Somos “donos” do nosso “nariz” e ninguém sabe melhor que nós. Uma coisa é certa: Não sabemos nada, nem sequer fomos convidados a escolher viver. Quem somos nós, que tudo o que achamos ser nosso fica cá? Quem somos nós, que passamos a vida a discutir uns com os outros apesar de isso não nos levar a lado nenhum? Vale a pena refletir nos nossos comportamentos muito embora seja difícil mudar porque implica uma grande conversão interior que passa pelo acreditar para confiar e a confiança é um valor quase inexistente na nossa sociedade.
Paulo Gonçalves

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (4ª série)


28
Uma das vantagens da evolução tecnológica foi sem dúvida o aparecimento dos dos telemóveis e na globalidade eles tornam-nos a vida mais facilitada. Comunicar atrasos, avarias do carro em plena via pública, deixar de usar os velhos telefones de moedas, chamar um canalizador, ou o electricista.; são situações pelas quais eu já passei e foram resolvidas com a ajuda do telemóvel. Podemos fazer uma chamada de qualquer parte, atender uma chamada e deixá-la em “stand by” para atender outra, usar o cronómetro, calculadora e jogar Tetris, por exemplo, enviar e receber mensagens de texto e de voz, ter acesso à internet, fotografar, fazer pequenos filmes, etc. No emprego é muito útil pois muitos assuntos podem ser resolvidos fora do local de trabalho com um simples telefonema.

Paulo Gonçalves