EM 2023 O BLOGUE VAI CONTINUAR A MARCAR A SUA LEITURA ENTRE TANTAS OUTRAS COISAS.
UM BLOGUE TEMÁTICO E CULTURAL
SEGURANÇA DE TEXTOS E DE TODOS OS TRABALHOS

domingo, 23 de setembro de 2012

O 1º ELEMENTO 4ª (SÉRIE)


37
Juventude

Passar junto às escolas é um espectáculo algo desconcertante e incomodativo. Os jovens estão nos seus recreios de uma forma muito menos positiva que antigamente. Ora visualizamos grupinhos de jovens que fumam todo o tipo de substâncias, outros que bebem desalmadamente, outros ainda, agridem-se mutuamente entre palavreados obscuros e de um nível que nada tem de aprendizagem escolar.
Que futuro terá o ser humano perante estas aprendizagens e postura?
Será que os princípios humanitários de igualdade e cristãos ainda terão importância?
É importante reflectir de uma forma aprofundada em tudo isto!
Paulo Gonçalves

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

LEMBRANÇAS (2ª SÉRIE)


9
Lembro com muita saudade, os momentos da minha infância. As brincadeiras, os sonhos e os locais. Habitei num local que se apelidava e ainda hoje assim se apelida de “Alto da Boneca”. Vivi aí numa altura em que a maioria do espaço envolvente á minha casa era constituído por fazendas e amplos campos que se cobriam de flores campestres. No verão, estendia-se para sul e para norte, um manto vermelho que era formado pelas Papoilas. No Inverno esta cor era substituída pelo amarelo das flores Vinagreiras, cujos troncos, eu gostava de mastigar para sentir o seu sabor amargo. Os suaves aromas que permaneciam no ar, ainda hoje estão gravados na minha memória. Lembro que brincava às escondidas e que corria por ali juntamente com os meus amigos. Sensação de grande liberdade e de que o mundo era meu, era o que eu sentia nestes momentos de Sábados que me traziam grande felicidade e leveza, esta leveza, da qual, tenho tanta saudade.

Paulo Gonçalves

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CAMINHO VERDADE E VIDA


1
Se Deus está comigo, quem estará contra mim? Esta é a realidade testemunhada por S. Paulo que me envergonha e ao mesmo tempo me gratifica;
Envergonha-me porque, se acredito em ti, senhor, porque duvido tantas e tantas vezes?
Gratifica-me porque rejúbilo em alegria ao acreditar, sabendo que me queres feliz aqui e agora, vivendo em plena liberdade com respeito pelo próximo. Então porquê duvidar? Se eu sei que és uma constante, que nunca me abandonas e que me esperas nesse lugar que foi, carinhosamente, reservado para mim.
Realmente, se acredito que estás comigo, ninguém poderá estar contra mim, não tendo o que temer porque, tu e só tu, és o meu senhor!

Paulo Gonçalves

domingo, 9 de setembro de 2012

A TUA PALAVRA


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 7,31-37)
Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro e, passando por Sidónia, veio para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «Abre-te». Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente. Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém. Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam. Cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos oiçam e que os mudos falem».
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

domingo, 2 de setembro de 2012

COISAS DE POESIA


Confissão

Hoje confessei-me
Lavei a minha alma
Do mal libertei-me
Mergulhei num mar de calma.
Teu imenso amor,
Derramado sobre mim,
Baniu toda a dor…
Ressuscitei assim.
Nesta folha escrevo
Todo o meu pensamento
Que alegria, senhor.
Experimentar teu Sacramento!

Paulo Gonçalves

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 7,1-8.14-15.21-23)
Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral não comem sem terem lavado cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?» Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Depois, Jesus chamou de novo a Si a multidão e começou a dizer-lhe: «Ouvi-Me e procurai compreender. Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem é que o torna impuro; porque do interior dos homens é que saem os maus pensamentos: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez. Todos estes vícios saem lá de dentro e tornam o homem impuro».
FONTE: BÍBLIA SAGRADA