EM 2023 O BLOGUE VAI CONTINUAR A MARCAR A SUA LEITURA ENTRE TANTAS OUTRAS COISAS.
UM BLOGUE TEMÁTICO E CULTURAL
SEGURANÇA DE TEXTOS E DE TODOS OS TRABALHOS

sexta-feira, 31 de maio de 2013

EDIFÍCIO CETEMARES

A ESTM vai construir muito brevemente um centro de investigação (denominado CETEMARES) no Porto de Peniche. O contrato de concessão com o IPTM já foi celebrado e o concurso para a adjudicação da obra está em fase de audiência prévia.
Trata-se de um Centro de Investigação e Desenvolvimento, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo Social, destinado ao desenvolvimento das atividades, de investigação em Recursos Marinhos, de formação e divulgação no âmbito da aquacultura, dos recursos marinhos, da biotecnologia marinha, das pescas e do turismo da natureza.

terça-feira, 28 de maio de 2013

O NOSSO VERÃO

O calor do verão só chegará à Europa nos meses de setembro e outubro, segundo o canal francês "Météo". As previsões apontam para um dos verões mais frios dos últimos 200 anos.

sábado, 25 de maio de 2013

O AMOR

No amor está contido o mais belo sorriso.
O amor acontece quando dás ao outro.
O amor está em ti quando queres ajudar.
No amor só fazes o bem sem olhar a quem.
O amor faz parte de ti se não discriminas ninguém.
No amor respeitas tudo o que te rodeia.
No amor és sincero.
No amor és autêntico.
No amor és feliz.
No amor encontras Jesus e quando isso acontece, a tua vida é uma vitória.
Só no amor encontras a felicidade, porque no amor semeias e no amor colhes.
No amor nascem grupos como este.
Abre o coração!
Sê humilde!
Aceita!
Reza!
Constrói!
Expande!
Partilha!
Agradece!
AMA!
Tudo isto porque Jesus já demonstrou que te ama!
Caso não fosse assim, não estarias aqui!



Paulo Gonçalves

MOMENTO

Terno e único momento
Ora terço, ora louvor.
Em que a tua doce voz clamou
Resultado do teu amor

A lua beijou o homem
Candeia de sua mãe 
Suspiro de felicidade
Um anjo ao mundo vem.

O entrelaçar dos dedos
Ansiedade de puro desejo.
Agradecimento nos lábios
Contido no mais belo beijo.


Paulo Gonçalves 

MARIA

Maria, Maria mãe...
Mãe de Jesus e nossa também.

Há em Maria, algo que se relaciona com toda a humanidade. Desde o ventre materno até aos nossos dias, existimos porque a nossa mãe disse sim a um projecto de amor. Também Maria o fez em relação a toda a humanidade aceitando o projecto de Deus. Por isso é nossa mãe intercessora. Nela cremos, esperamos, e por ela chegamos a Jesus Cristo seu filho, nosso salvador.


Paulo Gonçalves

CENTRO DO AMOR

No centro do amor está Maria que nos conduz a esse mesmo amor que é seu filho Jesus Cristo.

(Paulo Gonçalves)

sábado, 18 de maio de 2013

ALMA


"Ventos de Poesia"


O vento gosto de sentir.
Gosto de sentir o mar.
Ter na vida esta força,
Que teima em me amarrar!

Nestes elementos emaranhado,
Pelo pulsar da natureza.
Minha alma glorifica a terra.
Regaço dessa beleza.

Vislumbro no Arco-Íris,
A luminosidade desse olhar.
A cor da tua alma.
Onde adoro navegar.

Mar imenso, imenso mar!
Meu suave murmurar.
Quanto mais de ti conheço,
Mais te quero amar!

Paulo Gonçalves

A TUA PALAVRA


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 20,19-23)
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
(1 Cor 12,3b-7.12-13)
Irmãos: Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor», a não ser pela acção do Espírito Santo. De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo. Na verdade, todos nós - judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS


Leitura dos Actos dos Apóstolos
(Actos 2,1-11)
Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frigia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus».
Fonte: Bíblia Sagrada

terça-feira, 14 de maio de 2013

CAMINHO VERDADE E VIDA


9

Ouvia hoje, o meu colega, que se mostrava indignado por no caminho para o trabalho, se cruzar com uma conhecida senhora, que se passeava na rua de terço na mão e a rezar. Eu próprio me admirei pois esta situação não é muito comum de se verificar, no entanto depois de refletir me questionei; Por que motivo nos admiramos com esta demonstração evangelizadora e de fé? Por que motivo é que ao ouvirmos dizer que alguém foi assassinado, atropelado ou que alguma casa ou instituição foram assaltadas já não nos espantamos? Não seria normal que isso acontecesse?
Ensina-os senhor, a enaltecer os bons hábitos e princípios, recolocando-os nos nossos dias ao ponto de nos admirarmos quando eles não acontecem.

Paulo Gonçalves

terça-feira, 7 de maio de 2013

EVENTOS DA NOSSA CIDADE


"Novidade"

25 De Abril e 1º de Maio

1
Festejar a revolução dos cravos e os direitos de quem trabalha á estar em Peniche visitando a fortaleza, praça-forte de Peniche e museu da resistência. Absorver as diversas exposições, visitar o museu da cidade e partilhar das festividades solenes e porque não saborear um bom prato da nossa gastronomia será sem dúvida, um momento que ficará guardado na memória de quem o fizer porque estar em Peniche é sentir Peniche e quem o sente jamais o esquece.

Paulo Gonçalves