EM 2023 O BLOGUE VAI CONTINUAR A MARCAR A SUA LEITURA ENTRE TANTAS OUTRAS COISAS.
UM BLOGUE TEMÁTICO E CULTURAL
SEGURANÇA DE TEXTOS E DE TODOS OS TRABALHOS

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TESOUROS DA NOSSA TERRA

11º e Último Capitulo
A ilha da Berlenga

O Arquipélago das Berlengas, reserva marinha classificada como Reserva Natural, é uma formação granítica com cerca de 280 milhões de anos que se encontra situada a 7 milhas do Cabo Carvoeiro, ao oeste de Peniche. Está formada por uma ilha chamada Berlenga Grande e algumas ilhotas denominadas Estelas e Farilhões. Na sua extensão territorial habitam numerosas espécies de animais e plantas únicas em todo o planeta. É considerada um dos lugares de refúgio mais importantes da Península Ibérica. Sobre um das suas ilhotas, unindo as ilhas por uma ponte, ergue-se o Forte de São João Baptista, fortaleza militar do século XVI. As formosas praias de águas cristalinas são ideais para a pesca e para o banho. É uma das principais atracções de Peniche e existem várias empresas que realizam travessias de barco entre Peniche e as ilhas, com diferentes horários.

O Farol da Berlenga é um farol marítimo de planta quadrangular com edifícios anexos. Foi construído no ano de 1841 e baptizado como Farol do Duque de Bragança. Tem uma altura de cerca de 30 metros e sua luz nos dias de céu limpo, alcança aproximadamente 50Km.

O Forte de São João Baptista situa-se na Ilha da Berlenga. Foi mandado construir no ano de 1651 por D. João IV e terminado no ano de 1656. É considerada como uma autêntica jóia da arquitectura militar portuguesa e é do estilo maneirista de planta octogonal com arcos que permitem o acesso a fortaleza. Foi restaurado no século XVII devido aos estragos produzidos pelos espanhóis no ano de 1666, o episódio bélico mais importante da sua histórica. Em meados do século XX transformou-se em pousada e actualmente tem um restaurante com diferentes quartos onde descansam os visitantes da ilha. É um Monumento Nacional.

*Fonte: aportugal.com
Paulo Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário